Spam no meu blog? Não obrigado!

SPAM ou comentários indesejados,  é coisa que quem tem um site na internet sabe o que é. Para quem um site aberto a comentários então isso pode mesmo se tornar um autentico pesadelo. Mesmo que se coloque a definição de moderação para todos os comentários, é sempre aborrecido estar a eliminar as mesmas coisas.

A maioria dos comentários são colocados por bots (scripts automatizados) que enviam periodicamente comentários relacionados com vários outros sites, muitos difundem virus, publicidade  entre outras informações sem interesse, e não por utilizadores que digitam o texto e clicam no botão “enviar”.

A minha sugestão vai para todos os sites e blogs baseados no WordPress.

Uma das soluções passa por colocar um código no formulário para evitar estes automatismos. Um plugin que o ajudará nisso é o “SI CAPTCHA Anti-Spam”.

Pode instalá-lo directamente da area de administração do seu WordPress, nos Plugins. Clique no botão “Adicionar Novo” na zona dos Plugins. Coloque na caixa de pesquisa “SI CAPTCHA Anti-Spam” e clique no botão “Pesquisar Plugins”, em princípio será o primeiro da lista. Basta clicar em “Instalar” e seguir os passos normais de instalação de plugins.

Dica: Através desta area, instalação automática de plugins, normalmente irá ter sempre a ultima versão estável dos plugins disponíveis.

Após a instalação irá ter um novo link na zona plugins no menu lateral da area de administração do seu WordPress.

Clique para configurar o plugin.

A imagem abaixo mostra alguns da opções que deve marcar para proteger os formulários.

Já se tornou normal digitar um código de segurança por quem quer colocar um comentário, por isso não tema perder visitantes.
Esta acção no meu caso resultou, este blog estava com uma média diária de 30 comentários spam, alguns faziam ligação a sites de adultos, de medicamentos e outros eram para download de virus mascarados de software de segurança. Chega um dia que temos de dizer basta!

Faz uma semana que não passa um.

Proteja o seu blog dificultando a vida aos spammers.