Arranque do motor com a bateria de outro automóvel

Arranque do motor com a bateria de outro automóvel

Arranque do motor com a bateria de outro automóvel é normalmente a opção quando a bateria do seu estiver com tão pouca carga, que não lhe seja possível fazer o arranque, esta operação põe o motor a trabalhar tirando energia de outra bateria.

Veja aqui como usar os cabos de bateria, os passos para fazer o arranque do motor com a maior segurança.

Para uma melhor identificação vamos chamar o veiculo com a bateria descarregada de veiculo A e o veiculo que fornecerá a energia de veiculo B

Adquira cabos eléctricos apropriados (de grande secção) num representante da marca ou, se já os tiver, assegure-se de que estão em bom estado.

Cabos de Bateria - Arranque do motor

Se os seus cabos estão unidos, separa-os para um melhor e mais fácil manuseamento, desta maneira pode pegar um cabo de cada vez, evitando correr o risco de tocar com as pontas cruzando o positivo com o negativo.

As duas baterias devem ter uma tensão nominal semelhante: 12 V.
A bateria que irá fornecer a corrente deve ser de capacidade (ampere-hora, Ah) idêntica à da bateria descarregada.

Antes de fazer qualquer ligação, confirme que não há qualquer possibilidade de contacto entre os dois veículos, originando curto-circuito quando for efectuada a ligação dos pólos positivos, certifique-se que a bateria descarregada (veiculo A) está bem ligada, sem bornes soltos ou mal apertados.

Desligue a ignição do veículo A, o da bateria descarregada.

O motor do veículo B, que fornecerá a corrente, deverá estar a trabalhar.

Fixe uma ponta do cabo positivo (vermelho) ao borne + da bateria descarregada (veiculo A), e depois ao borne + da bateria que fornecerá a corrente (veiculo B).

Fixe uma ponta do cabo negativo (preto) ao borne – da bateria do veiculo B e a outra ponta do cabo num ponto metálico limpo, sem tinta ou sinais de corrosão no veiculo A. O melhor local para o fazer é o motor do veiculo, procure na cabeça do motor um local que possa prender com segurança o cabo.

Nota importante: Apesar de parecer o mais correcto não ligue directamente ao terminal negativo da bateria descarregada, poderá causar faiscas que podem originar uma possível explosão.

Mantenha o motor do veiculo B um pouco acelerado durante alguns minutos antes de tentar colocar o veiculo A em funcionamento. Ligue o motor do veiculo A, quando este pegar, desligue os cabos de bateria, pela seguinte ordem:

  1. Retire o cabo negativo (- preto) do veiculo A;
  2. Retire o cabo negativo (- preto) da bateria do veiculo B;
  3. Retire o cabo positivo (vermelho) do borne + da bateria do veiculo B;
  4. Retire o cabo positivo (vermelho) do borne + da bateria do veiculo A.

Após esta operação, é aconselhável circular com o veiculo A pelos menos 30 minutos para carregar a bateria. Convem verificar o porquê da descarga de bateria para que não tenha de fazer esta operação de cada vez que quiser usar o veiculo A.